SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue2Affectivity and family conflict and their relation with depression in children and adolescentsAgreeableness scale: short version: item selection and psychometric properties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LAMELA, Diogo; CASTRO, Maria  and  FIGUEIREDO, Bárbara. Pais por inteiro: avaliação preliminar da eficácia de uma intervenção em grupo para pais divorciados. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.2, pp. 334-344. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000200016.

O artigo trata da avaliação preliminar da eficácia do Pais por Inteiro (PApi), uma intervenção em grupo com pais divorciados, implementada com a finalidade de melhorar a adaptação ao divórcio, a coparentalidade e a binuclearidade familiar. Os participantes (n= 16) foram equitativamente distribuídos em um grupo experimental (sujeito a intervenção) e um grupo de controlo. Os grupos mostraram-se semelhantes nas medidas dependentes pré-intervenção. Os resultados evidenciaram uma melhoria entre o pré e pós-teste no ajustamento ao divórcio e na qualidade da coparentalidade no grupo experimental, e uma melhoria no pós-teste no ajustamento também no grupo experimental. Estas melhorias não existiram no grupo de controlo. Estes resultados sugerem a eficácia do PApi em termos do melhor ajustamento pósdivórcio e coparentalidade.

Keywords : Intervenção em grupo; Divórcio; Adaptação; Coparentalidade; Binuclearidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese