SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Brazilian validity of the harter' self-perception profile for childrenCriterion validity of the social skills rating system (SSRS-BR) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

REIS, Ana Catarina; LENCASTRE, Leonor; GUERRA, Marina Prista  and  REMOR, Eduardo. Relação entre sintomatologia psicopatológica, adesão ao tratamento e qualidade de vida na infecção HIV e AIDS. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 420-429. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300002.

O presente estudo observou a existência de relações significativas entre sintomatologia psicopatológica (BSI), adesão ao tratamento (CEAT-VIH) e qualidade de vida (WHOQOL-Bref) em 125 pessoas HIV-positivo/AIDS em tratamento antirretroviral, atendidos em um hospital do Porto (Portugal). A sintomatologia psicopatológica correlacionou-se negativamente com adesão ao tratamento e qualidade de vida, e a adesão ao tratamento associou-se positivamente com a qualidade de vida. O modelo preditor de adesão ao tratamento, mediante análise de regressão múltipla, incluiu a ausência de sintomatologia psicopatológica, o comportamento de retirada dos medicamentos na farmácia hospitalar e a presença de efeitos colaterais do tratamento (R2 =0,30). Ademais, observou-se um efeito mediador de sintomatologia psicopatológica entre a adesão ao tratamento e a qualidade de vida das pessoas com HIV/AIDS.

Keywords : Adesão ao Tratamento; HIV/AIDS; CEAT-VIH; Qualidade de Vida; Saúde Mental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese