SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Criterion validity of the social skills rating system (SSRS-BR)WISC-III subtests of similarities, vocabulary and comprehension: objective or subjective scoring? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SCORSOLINI-COMIN, Fabio  and  SANTOS, Manoel Antonio dos. Psicologia positiva e os instrumentos de avaliação no contexto brasileiro . Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 440-448. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300004.

O objetivo é apresentar uma revisão integrativa da literatura científica acerca dos instrumentos de avaliação existentes na Psicologia Positiva, no contexto brasileiro. Pelas bases LILACS e SciELO (1970-2008), a partir de critérios de inclusão/exclusão, foram recuperados e analisados seis trabalhos. Os estudos que abordam os instrumentos de mensuração existentes são relacionados ao bem-estar subjetivo e à satisfação. Entre as principais contribuições do referencial, destaca-se a construção de instrumentos de avaliação e modelos de intervenção. As principais escalas mencionadas são norte-americanas, havendo apenas uma brasileira. Constatou-se a necessidade de se firmar a produção de instrumentos adaptados e validados para o contexto brasileiro, além de novos estudos que investiguem os instrumentos internacionais, seus pressupostos, validação e aplicação em diversos contextos culturais.

Keywords : Psicologia Positiva; Felicidade; Avaliação; Escalas; Revisão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese