SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Symmetrical faces by hemiface reflections are not more attractive than the natural onesMore or less dead: explorations about the construction of the concept of death in children author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LIBORIO, Renata Maria Coimbra  and  UNGAR, Michael. Resiliência oculta: a construção social do conceito e suas implicações para práticas profissionais junto a adolescentes em situação de risco. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 476-484. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300008.

O presente artigo visa apresentar as principais idéias e conceitos sobre resiliência, tendo como parâmetro a produção de Michael Ungar. Inicialmente será apresentada a perspectiva pós-moderna, na qual discutir-se-á sobre a construção social do conceito de resiliência e em seguida será introduzido ao leitor o conceito de "hidden resilience", aqui traduzido como resiliência oculta e relacionado a estratégias de coping não-convencionais. As pesquisas com adolescentes no Canadá e em vários países possibilitou a consolidação da proposta elaborada pelo autor, para o qual resiliência refere-se a uma experiência relacionada à capacidade do indivíduo de navegar por recursos associados ao bem-estar e à capacidade de suas famílias e comunidade em prover tais recursos de formas culturalmente significativas. Implicações para práticas profissionais na área da adolescência e juventude serão discutidas.

Keywords : Resiliência Oculta; Adolescentes em Risco; Práticas Profissionais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese