SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3More or less dead: explorations about the construction of the concept of death in childrenChildren's behavior problems and social skills: a longitudinal study author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LUCIO, Patrícia Silva; PINHEIRO, Ângela Maria Vieira  and  NASCIMENTO, Elizabeth do. A Influência de fatores sociais, individuais e lingüísticos no desempenho de crianças na leitura em voz alta de palavras isoladas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 496-505. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300010.

O estudo avalia a interferência de fatores sociais, individuais e lingüísticos no desempenho de leitura em voz alta de 333 crianças de Belo Horizonte cursando 1ª a 4ª série do Ensino Fundamental. Medidas de tempo de reação e precisão foram coletadas. Uma análise de regressão hierárquica (método de Estimação de Equação Generalizada) mostrou a existência dos efeitos de regularidade grafema-fonema e fonema-grafema na leitura e um impacto do número de categorias de regularidade utilizadas na emergência desse efeito. Dos fatores sociais, apenas a escolaridade da mãe foi importante para a precisão (na direção inversa à esperada). Não houve efeito de gênero. Outros fatores além dos tradicionais também mostraram-se relevantes, como a idade de aquisição da leitura e a compreensão verbal. O estudo contribuiu com questões teóricas relevantes para a avaliação cognitiva da leitura no português.

Keywords : Leitura; Efeito de regularidade; Categorias de regularidade; Fatores sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese