SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3The influence of social, individual and linguistic factors on children's performance in tasks of reading single words aloudDialectic in developmental psychology: its importance and significance in research author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria  and  FREIRIA, Ludmilla Rubinger Bethonico. Indicativos de problemas de comportamento e de habilidades sociais em crianças: um estudo longitudinal. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 506-515. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300011.

O estudo teve como objetivo avaliar o desenvolvimento de crianças indicadas por suas professoras na Educação Infantil (EI) como apresentando problemas de comportamento (Grupo IPC) ou comportamentos socialmente habilidosos (Grupo ICSH), em dois momentos: quando tinham cinco anos e quando tinham 10 anos. Participaram 48 professoras de 62 crianças de ambos os sexos. Os instrumentos utilizados foram Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para Professores e Escala Comportamental Infantil B. Os resultados indicaram diminuição dos problemas de comportamento e aumento dos comportamentos socialmente adequados no grupo IPC; os grupos eram bastante diferentes na primeira avaliação, quando na EI, mas as mudanças se atenuaram no ensino fundamental. Em ambas as avaliações, as crianças do Grupo ICSH foram avaliadas como mais habilidosas.

Keywords : Habilidades sociais; Problemas de comportamento; Desenvolvimento infantil.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese