SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Interpersonal forgiveness in relation to psychosocial and demographic variablesSocial learning and aggressive and playful behaviors of pre-school boys author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CIA, Fabiana; BARHAM, Elizabeth Joan  and  FONTAINE, Anne Marie Germaine Victorine. Impactos de uma intervenção com pais: o desempenho acadêmico e comportamento das crianças na escola. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 533-543. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300014.

Neste estudo avaliou-se o impacto de um programa de intervenção com os pais, sobre o desempenho acadêmico e o comportamento de crianças da 1ª e 2ª séries do Ensino Fundamental. Os participantes foram divididos em três grupos: Grupo Experimental 1 (GE1 - professores e 29 crianças cujos pais participaram da intervenção), Grupo Experimental 2 (GE2 - professores e 36 crianças cujas mães participaram da intervenção) e Grupo Controle (GC - professores e 34 crianças cujos pais e mães não participaram da intervenção). Antes e após o programa de intervenção, as crianças foram avaliadas utilizando-se o Teste de Desempenho Escolar (TDE); os professores preencheram um questionário aberto e o Social Skills Rating Scale -Versão para Professores (SSRS-P). Em comparação com o pré-teste, no pós-teste, as crianças do GE1 e do GE2 (mas não as do GC) apresentaram: (a) melhor desempenho acadêmico em leitura e na pontuação total do TDE, (b) resultados mais positivos no SSRS-P e, (c) um maior número de atributos positivos e menor número de atributos negativos, segundo as professoras.

Keywords : Programa de intervenção; Desempenho acadêmico; Problemas de comportamento; Fase de transição; Envolvimento paterno.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese