SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Impacts of a parent intervention program: their children's academic achievement and classroom behaviorAdaptive behaviour and future time perspective: some evidence from education and health settings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

VIEIRA, Timoteo Madaleno; MENDES, Francisco Dyonisio C.  and  GUIMARAES, Leonardo Conceição. Aprendizagem social e comportamentos agressivo e lúdico de meninos pré-escolares . Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 544-553. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300015.

Investigamos a relação entre fatores de aprendizagem social, acessados via questionários, e os comportamentos agressivos e lúdicos de meninos pré-escolares, através de observação direta durante o recreio. Os participantes foram 15 meninos com idades entre quatro e seis anos, da cidade de Goiânia, GO, Brasil. Uma análise multivariada de variância indicou efeitos significativos de modelos de agressividade em casa nas taxas de agressão durante o brincar. Crianças expostas a punições físicas abusivas, brigas entre adultos e programas violentos de TV apresentaram mais agressões reais. Meninos que relataram brincar com armas de brinquedo em casa não apresentaram mais agressões reais do que os que relataram o contrário, mas apresentaram maior proporção de agressões de faz-de-conta. Os resultados também indicaram que quanto mais modelos agressivos em casa, maior a incidência de comportamentos agressivos.

Keywords : Aprendizagem social; Comportamento agressivo; Comportamento lúdico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese