SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Social learning and aggressive and playful behaviors of pre-school boysAdjustment to divorce and co-parental relations: contributions from the theory of attachment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CARVALHO, Renato Gil; POCINHO, Margarida  and  SILVA, Carla. Comportamento adaptativo e perspectivação do futuro: algumas evidências nos contextos da educação e da saúde. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 554-561. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300016.

O papel do futuro no comportamento actual dos indivíduos, em particular dos jovens, tem sido alvo de atenção ao longo do tempo, destacando-se aquele que tem vindo a ser um efeito consistente de associação entre, por um lado, a perspectivação e a construção de planos de futuro - expressados pelo conceito de perspectiva temporal de futuro (PTF) - e, por outro, a expressão de comportamentos adaptativos, que contribuem para uma maior adaptação ao meio. Dois dos contextos de estudo em que essa relação é mais abordada são os da educação e da saúde, este último especificamente ao nível da promoção de comportamentos saudáveis e da prevenção de riscos. Tendo em conta estes dois contextos, o presente trabalho pretende sistematizar e discutir um conjunto de dados, resultantes de vários estudos, e que se consideram relevantes para a evidenciação dessa relação.

Keywords : Perspectiva Temporal de Futuro; Motivação; Comportamento Adaptativo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese