SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Adjustment to divorce and co-parental relations: contributions from the theory of attachmentRelations between social vulnerability and perceptions of family Support and quality of life among flderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COELHO, Carmen Lucia Göbel  and  CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp. 575-581. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300018.

Este estudo teve como objetivo examinar o progresso da compreensão leitora através do desenvolvimento da habilidade de monitoramento a partir do emprego do paradigma de detecção de erros. Adolescentes distribuídos nos grupos experimental e controle realizaram as tarefas de monitoramento e leitura (teste de Cloze) como pré-teste e pós-teste, tendo sido controladas: habilidade verbal, atenção e memória de trabalho. Os grupos não diferiram em suas habilidades lingüístico-cognitivas, nem em seu desempenho nas tarefas do pré-teste. Após a intervenção, o grupo experimental foi significativamente melhor do que o grupo controle nas tarefas de leitura e de monitoramento. Tais evidências sugerem que o progresso no desenvolvimento da compreensão de texto está relacionado à eficiência com que os adolescentes monitoram sua leitura.

Keywords : Monitoramento; Intervenção; Leitura; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese