SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue3Adjustment to divorce and co-parental relations: contributions from the theory of attachmentRelations between social vulnerability and perceptions of family Support and quality of life among flderly people author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

COELHO, Carmen Lucia Göbel  and  CORREA, Jane. Desenvolvimento da compreensão leitora através do monitoramento da leitura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, n.3, pp.575-581. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000300018.

Este estudo teve como objetivo examinar o progresso da compreensão leitora através do desenvolvimento da habilidade de monitoramento a partir do emprego do paradigma de detecção de erros. Adolescentes distribuídos nos grupos experimental e controle realizaram as tarefas de monitoramento e leitura (teste de Cloze) como pré-teste e pós-teste, tendo sido controladas: habilidade verbal, atenção e memória de trabalho. Os grupos não diferiram em suas habilidades lingüístico-cognitivas, nem em seu desempenho nas tarefas do pré-teste. Após a intervenção, o grupo experimental foi significativamente melhor do que o grupo controle nas tarefas de leitura e de monitoramento. Tais evidências sugerem que o progresso no desenvolvimento da compreensão de texto está relacionado à eficiência com que os adolescentes monitoram sua leitura.

Keywords : Monitoramento; Intervenção; Leitura; Adolescente.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License