SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.1Gaps, goals and conditions for expanding graduate programs in psychology in Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LO BIANCO, Anna Carolina; ALMEIDA, Sebastião Sousa; KOLLER, Silvia Helena  and  PAIVA, Vera. A internacionalização dos programas de pós-graduação em Psicologia: perfil e metas de qualificação. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, suppl.1, pp. 1-10. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400002.

O trabalho examina a internacionalização como parte fundamental nos esforços para alargar o horizonte de interlocuções das pós-graduações no país e para a maior qualificação dos mesmos. Circunscreve a internacionalização no fenômeno indiscutível da globalização ao mesmo tempo em que aponta a necessidade de se manter uma visão crítica sobre suas consequências para o funcionamento das instituições. Analisa, a partir das categorias de formação e produção, dados relativos à internacionalização em 57 Programas de Pós-Graduação em Psicologia. Conclui apontando para a acentuada valorização da publicação em periódicos internacionais por parte das agências avaliadoras. Por outro lado, observa as inúmeras ações, que visando à internacionalização, apresentam-se de forma mais diversificada acompanhando a especificidade das subáreas que constituem a Psicologia.

Keywords : Pós-Graduação; Internacionalização; Qualificação; Publicação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese