SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 suppl.1Profile, evaluation and intellectual production goals of Graduate Programs in PsychologyAnotações históricas e conceituais sobre o programa de pós-graduação em Psicologia da cUniversidade Federal do Rio Grande do Sul author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TOURINHO, Emmanuel Zagury  and  BASTOS, Antonio Virgílio Bittencourt. Desafios da pós-graduação em Psicologia no Brasil. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2010, vol.23, suppl.1, pp. 35-46. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722010000400005.

Com menos de cinco décadas de regulamentação, o sistema de pós-graduação no Brasil pode ser considerado bem sucedido do ponto de vista de suas realizações, embora inacabado quanto a algumas de suas feições fundamentais. Na área de Psicologia, o sistema compreende 64 Programas, 42 deles com o nível de Doutorado. Para responder de modo eficiente às demandas dirigidas à pós-graduação no Brasil, a área de Psicologia precisará enfrentar um conjunto de desafios, dentre os quais destacamos: a expansão da abrangência geográfica e temática, de modo a vencer assimetrias regionais e desequilíbrios na cobertura das subáreas e temas de pesquisa em Psicologia; o aperfeiçoamento do sistema de avaliação, a fim de contemplar a diversidade das estratégias de formação e da produção de conhecimento nas subáreas da Psicologia; a articulação dos diferentes resultados possíveis da pós-graduação em Psicologia, a partir do reconhecimento de que as bases para a produção de conhecimento na área variam quanto à imposição de demandas adicionais e à possibilidade de associar produção de conhecimento ao desenvolvimento de tecnologias de intervenção; e a formulação de políticas voltadas à qualificação do sistema, por exemplo, por meio do incremento das redes de pesquisa, da internacionalização dos grupos, da divulgação da produção científica e da formação metodológica mais sólida e ampla. Um diagnóstico mais cuidadoso desses e de outros desafios, em suas múltiplas dimensões, poderá conduzir a um aproveitamento mais eficiente das potencialidades dos grupos brasileiros de pesquisa em Psicologia, na formação de novos pesquisadores e na produção de conhecimento.

Keywords : Pós-Graduação; Psicologia; Pesquisa em Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese