SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Associations between self-efficacy to occupational activities and interests in adolescentsValidation of the Learning Approach Scale (LAS) in a Brazilian sample author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

YAZIGI, Latife et al. O teste de Rorschach e a Escala WAIS-III após um e dois Anos de psicoterapia. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 10-18. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100003.

O estudo teve por objetivo identificar quais aspectos da personalidade são modificados após um e dois anos de psicoterapia psicanalítica em adultos atendidos em um serviço público de saúde mental de uma universidade em São Paulo, no Brasil. Os instrumentos utilizados foram o Rorschach e a Escala de Inteligência Wechsler para adultos (WAIS-III), os quais foram administrados antes e após um e dois anos de tratamento. Os participantes foram 34 indivíduos adultos, de ambos os sexos. No Rorschach, após um ano de psicoterapia, ocorreu melhora da relação interpessoal adaptada e efetiva, melhora na sensibilidade relacionada à capacidade de modular afeto e da necessidade de contato mais próximo, e surgimento de sentimentos de desconforto associados à intensificação de auto-observação e diminuição de tendências narcisistas. No WAIS-III houve aumento de motivação, melhora atencional e de velocidade de processamento.

Keywords : Psicoterapia; Teste de Rorschach; Teste de Inteligência.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English