SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Rorschach and the WAIS-III after one and two years of psychotherapySons and daughters' perception of parents as a couple: distinguishing characteristics of a measurement model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Cristiano Mauro Assis et al. Validação da Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP) em uma amostra Brasileira. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 19-27. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100004.

O presente estudo teve como objetivo validar a Escala de Abordagens de Aprendizagem (EABAP), construída para mensurar a dimensão Superficial e Profunda, em uma amostra brasileira. Fizeram parte da pesquisa 716 estudantes do ensino fundamental e médio de uma escola de Belo Horizonte. A análise fatorial exploratória foi utilizada para a identificação das dimensões e seleção dos melhores itens. Dos 27 itens estipulados, foram mantidos 17. A Análise Fatorial Confirmatória indicou a adequação da solução de um fator geral e de dois fatores específicos que representam a Abordagem Superficial e a Profunda (χ2=281,50; gl=116; CFI=0,94; GFI=0,95 e RMSEA=0,05). São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens, assim como algumas potencialidades do EABAP para a Psicologia Educacional.

Keywords : Abordagem profunda; Aprendizagem; Validação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese