SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Validation of the Learning Approach Scale (LAS) in a Brazilian sampleConcept development by children with cerebral palsy: a study about the influence of playful activities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ZIVIANI, Cilio; FERES-CARNEIRO, Terezinha  and  MAGALHAES, Andrea Seixas. A percepção dos filhos sobre a conjugalidade dos pais: características distintas de um modelo de medida. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 28-39. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100005.

Percepções e memórias que os jovens tenham das relações conjugais de seus pais foram investigadas por um questionário auto-aplicável, no qual 26 itens tipo Likert constituíram o instrumento sobre a Percepção dos Pais na Conjugalidade. Respostas de 1.612 jovens adultos produziram uma matriz de correlações não-negativas. A amostra foi dividida aleatoriamente em subamostras de calibração e de validação, com 806 pessoas cada. Análises exploratórias fatoriais e de componentes principais apresentam um gráfico de cargas de forma circular, após a primeira e a segunda extração. Nesta última, pares de magnitude similar, mas de sinais opostos, não apenas expressam significado teórico, mas acarretam uma ordem - a lei da ordem circular de Guttman. Uma busca de especificação, por meio de análise fatorial confirmatória executada sob um modelo de medida apresentando três pares de variáveis de carga cruzada e sinais opostos, apresentou um valor de qui-quadrado, classificado do maior para o menor, para cada re-especificação de parâmetro indicada. Seguindo esta lista de cima para baixo, mais dez itens foram especificados para cruzamento de carga no modelo. Uma vez testado, processando os dados da subamostra de validação, resultam índices de ajuste satisfatórios. Propomos a fita de Möbius como um análogo funcional para modelar esse tipo de ordenação circular. Finalmente, nomeamos duas orientações teóricas para a pesquisa posterior acerca da explanação dos resultados - a transmissão psíquica geracional revista na introdução, contrastada com a teoria do inconsciente cognitivo.

Keywords : Conjugalidade dos pais; Estrutura circumplexa; Fita de Möbius; Análise fatorial confirmatória.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English