SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Sons and daughters' perception of parents as a couple: distinguishing characteristics of a measurement modelWhat is emotion? searching the organizational structure of children's concept of emotion author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

CAZEIRO, Ana Paula Martins  and  LOMONACO, José Fernando Bitencourt. Formação de conceitos por crianças com paralisia cerebral: um estudo exploratório sobre a influência de atividades lúdicas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 40-50. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100006.

O objetivo deste trabalho foi investigar a influência de atividades lúdicas no processo de formação de conceitos espontâneos por crianças com seqüelas de paralisia cerebral. Participaram da pesquisa sete crianças, que foram submetidas a um pré-teste de conceitos espontâneos, sessões individuais de atividades lúdicas que envolviam alguns dos conceitos avaliados e reaplicação do teste inicial a fim de avaliar o grau de desenvolvimento dos conceitos. Todas as crianças participantes desenvolveram ao menos um dos conceitos mais vivenciados nas sessões de atividades lúdicas, além de terem desenvolvido outros conceitos espontâneos não avaliados por meio dos testes.

Keywords : Formação de conceitos; Paralisia cerebral; Jogos e brinquedos; Terapia ocupacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese