Acessibilidade / Reportar erro

O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem

The development of temporal concepts through language

A vida nas cidades modernas expõe a criança a inúmeros conceitos temporais abstratos: após o seu nascimento, a criança toma conhecimento da programação de atividades com horários específicos, a ordem em que ocorrem e sua duração. Neste estudo investigamos o desenvolvimento de conceitos temporais através da linguagem. Participaram do estudo 20 famílias e suas crianças de 36 a 65 meses de idade que foram recrutadas em creches e pré-escolas numa grande área metropolitana dos Estados Unidos. Pedimos às famílias que gravassem quatro conversas com suas crianças durante o jantar. Os resultados demonstram os diferentes papéis que pais e mães desempenham na negociação de conceitos temporais, assim como a importância do desenvolvimento verbal da criança para sua utilização de conceitos temporais.

Noção de tempo; Desenvolvimento da linguagem; Formação de conceito; Pensamento e linguagem


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com