SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Stability and changes in mothers and fathers' child-rearing practices along child's pre-school yearsAging and literacy: reading and writing from the perspective of people over 60 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

EISENBERG, Zena Winona. O desenvolvimento de noções temporais através da linguagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 80-88. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100010.

A vida nas cidades modernas expõe a criança a inúmeros conceitos temporais abstratos: após o seu nascimento, a criança toma conhecimento da programação de atividades com horários específicos, a ordem em que ocorrem e sua duração. Neste estudo investigamos o desenvolvimento de conceitos temporais através da linguagem. Participaram do estudo 20 famílias e suas crianças de 36 a 65 meses de idade que foram recrutadas em creches e pré-escolas numa grande área metropolitana dos Estados Unidos. Pedimos às famílias que gravassem quatro conversas com suas crianças durante o jantar. Os resultados demonstram os diferentes papéis que pais e mães desempenham na negociação de conceitos temporais, assim como a importância do desenvolvimento verbal da criança para sua utilização de conceitos temporais.

Keywords : Noção de tempo; Desenvolvimento da linguagem; Formação de conceito; Pensamento e linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese