SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1The development of temporal concepts through languageQuality of life in adults with physical disability author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TORQUATO, Rebecca; MASSI, Giselle  and  SANTANA, Ana Paula. Envelhecimento e letramento: a leitura e a escrita na perspectiva de pessoas com mais de 60 anos de idade. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 89-98. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100011.

Este artigo objetiva verificar os papéis que práticas de letramento assumem para pessoas com mais de 60 anos. A pesquisa foi realizada de um ponto de vista qualitativo/quantitativo, a partir da aplicação de um questionário junto a 40 sujeitos com idade superior a 60 anos. Foram coletadas informações sobre as práticas de leitura e de escrita, as suas dificuldades, bem como a relevância dessas práticas no próprio processo de envelhecimento. Verificou-se que os idosos referem dificuldades relacionadas a questões ortográficas, textuais e biológicas. As atividades de letramento são utilizadas, também, com o objetivo de melhorar a cognição. Além disso, eles reconhecem que essas atividades trazem benefícios para a promoção de um envelhecimento ativo e saudável.

Keywords : Letramento; Envelhecimento; Linguagem.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese