SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Communicative intentionality and joint attention: an analysis in the context of mother-baby interactionsAutism, theory of mind and the role of mindblindness in the understanding of psychiatric disorders índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

LORDELO, Eulina da Rocha et al. Ambiente de desenvolvimento e início da vida reprodutiva em mulheres Brasileiras. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 116-125. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100014.

Modelos teóricos inspirados na teoria da história de vida têm avaliado padrões de reprodução humanos em países desenvolvidos, com resultados ainda não conclusivos. Em vista das condições de vida na população brasileira, foram investigadas relações entre marcos da carreira reprodutiva feminina, condições ambientais e variáveis psicossociais relacionadas às condições de criação. Foram entrevistadas 606 mulheres em seis estados. Os resultados apóiam a teoria da história de vida, mostrando associações entre condições de vida na infância e início da vida sexual e da reprodução, mas não com a idade da menarca. Sugerimos que diferentes marcadores da vida reprodutiva podem estar sob controle de diferentes fenômenos e que a diversidade de condições da população brasileira oferece contextos alternativos para testar hipóteses.

Palabras llave : Psicologia Evolucionista; Teoria da História de Vida; Carreira reprodutiva; Menarca.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués