SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Autism, theory of mind and the role of mindblindness in the understanding of psychiatric disordersDevelopment of morphological awareness in the initial stages of literacy author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PAVARINI, Gabriela; LOUREIRO, Carolina Piazzarollo  and  SOUZA, Débora de Hollanda. Compreensão de emoções, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais em crianças escolares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 135-143. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100016.

Diversos pesquisadores do campo de estudos sobre teoria da mente têm investigado a relação entre compreensão de emoções e interação social. Seguindo essa linha de investigação, o presente estudo explorou a relação entre compreensão emocional, aceitação social e avaliação de atributos comportamentais pelos pares. Cinquenta e duas crianças escolares responderam a um teste de inteligência emocional e a dois testes de avaliação sociométrica. Não foi encontrada uma correlação entre a compreensão emocional e a aceitação social, porém uma correlação negativa entre a compreensão emocional e a avaliação de atributos ligados à agressividade/disruptividade foi observada. Esses resultados sugerem que o conhecimento de diferentes emoções e de estratégias de regulação emocional podem tornar as crianças menos propensas à agressividade reativa.

Keywords : Compreensão de emoções; Aceitação social; Atributos comportamentais; Teoria da mente; Competência social.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese