SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Emotion understanding, social acceptance and evaluation of behavioral attributes in school-age childrenFilling-in of the blind spot does not distort linear size perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da et al. O desenvolvimento da consciência morfológica nos estágios iniciais da alfabetização. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 144-150. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100017.

Evidências de estudos recentes mostram que a consciência morfológica está relacionada à aquisição da leitura e da escrita. Entretanto, a idade da aquisição dessa habilidade ainda é uma questão controversa. Identifica-se na literatura dois grupos que tratam desse desenvolvimento: teóricos que defendem que essa aquisição é tardia e os que defendem que ela acontece desde os estágios iniciais da alfabetização e interage com a escolarização. Apresentamos a primeira parte de um estudo longitudinal que observou o desenvolvimento da consciência morfológica no português do Brasil. Cinco tarefas foram usadas avaliar a consciência morfológica de crianças de 6 a 9 anos de idade. Os resultados mostram que essa habilidade interage com a escolarização desde os anos iniciais da alfabetização.

Keywords : Consciência morfológica; Consciência metalingüística; Morfologia; Desenvolvimento metalingüístico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese