SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Development of morphological awareness in the initial stages of literacyAlzheimer's disease and the application of different discourse tasks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MENDES, Ana Irene Fonseca  and  FUKUSIMA, Sérgio Sheiji. Preenchimento perceptivo da mancha cega não distorce a percepção do tamanho linear. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 151-160. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100018.

Ao se olhar o mundo monocularmente, não se percebe que há uma mancha cega no campo visual correspondente ao disco óptico, região da retina em que não há fotorreceptores. Ao contrário, bordas e padrões de superfícies são percebidos como se fossem detectados por fotorreceptores, fenômeno denominado preenchimento perceptivo. Para investigar se o preenchimento perceptivo distorce o espaço percebido, trinta adultos tiveram suas manchas cegas do olho direito mapeadas e fizeram as comparações de tamanho de pares de barras horizontais em condição monocular direita. Os resultados apontam uma assimetria lateral no campo visual central do olho direito nas comparações de tamanho e que o preenchimento perceptivo na mancha cega não distorce o espaço visual percebido.

Keywords : Preenchimento perceptivo; Mancha cega; Percepção de tamanho linear; Psicofísica; PEST.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese