SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Filling-in of the blind spot does not distort linear size perceptionTwenty years of studies on word recognition with portuguese speaking children: a literature review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRANDAO, Lenisa  and  PARENTE, Maria Alice de Mattos Pimenta. Doença de Alzheimer e a aplicação de diferentes tarefas discursivas. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 161-169. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100019.

Pessoas com doença de Alzheimer apresentam dificuldades discursivas evidentes que demandam avaliação e intervenção. Para tanto, é necessário compreender as diferentes demandas de distintas tarefas discursivas. Este artigo revisa os principais estudos sobre o discurso de pessoas com doença de Alzheimer, descrevendo o desempenho discursivo dessa população em tarefas discursivas classificadas de acordo com os estilos de input fornecidos. São descritos estudos que propuseram o uso de tarefas com input neutro, conversações naturalísticas, input diretivo e facilitador e tarefas com figuras (narrativa e descrição). São discutidas as diferenças entre as tarefas discursivas, abordando habilidades discursivas afetadas e preservadas na doença de Alzheimer. São feitas considerações sobre a investigação e as aplicações clínicas das diferentes tarefas discursivas para a avaliação e a intervenção da comunicação de pessoas com doença de Alzheimer.

Keywords : Doença de Alzheimer; Comunicação; Tarefas discursivas; Estilos de input.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese