SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Twenty years of studies on word recognition with portuguese speaking children: a literature reviewRemarks on former and current Behaviorism author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RAMALHO, Joaquim; GARCIA-SENORAN, M. Mar  and  GONZALEZ, Salvador G.. Auto-instruções: estratégia de regulação atencional da THDA. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 180-185. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100021.

A estratégia de auto-instruções tem vindo a ser reconhecida como uma relevante forma de regulação cognitivo-comportamental no incremento das capacidades atencionais, nomeadamente em sujeitos com Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Neste artigo foi avaliada a atenção seletiva e a atenção sustentada em 2 grupos, ambos formados por pessoas com e sem TDAH, sendo que a um deles foi solicitada a realização de auto-instrução, com o objetivo de verificar se o uso desta estratégia promove as capacidades da atenção. Os resultados demonstraram que os sujeitos que realizam a estratégia de auto-instruções, quer apresentem ou não TDAH, manifestam melhores resultados do que os sujeitos que não a realizaram.

Keywords : Auto-instruções; Regulação; Transtorno do Deficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH); Processos da Atenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese