SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue1Self-instructions: strategy of attentional regulation in ADHDDistribution of visual attention within a cued area: evidence based on temporal order judgments author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TOURINHO, Emmanuel Zagury. Notas sobre o Behaviorismo de ontem e de hoje. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.1, pp. 186-194. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000100022.

Este artigo busca oferecer algumas referências históricas sobre as origens e desenvolvimentos da Psicologia behaviorista. O artigo parte das contribuições de Watson, destacando seu afastamento do modo causal selecionista, inaugurado na Psicologia por Thorndike. Em seguida, discute alguns desenvolvimentos do behaviorismo sob a liderança de Skinner, apontando que seus avanços resultam em grande medida do retorno ao selecionismo. O artigo argumenta, por fim, que ao final do século XX a abordagem inaugurada por Skinner estende-se a em muitas direções, configurando a análise do comportamento como um sistema multidimensional. O artigo conclui com a indicação de que uma visão histórica do processo de investigação comportamental oferece um quadro mais preciso do que essa abordagem tem representado enquanto sistema na Psicologia.

Keywords : Behaviorismo; Behaviorismo radical; Análise do comportamento; História da Psicologia.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese