SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Assessment of the social skills repertory of adolescents with Down's SyndromeStudies in reliability and validation of the social skills questionnaire - parents version (SSQ-P) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

ANDRETTA, Ilana  and  OLIVEIRA, Margareth da Silva. A entrevista motivacional em adolescentes usuários de droga que cometeram ato infracional. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 218-226. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200002.

A drogadição na adolescência é um problema de saúde publica com alto custo para a sociedade, e há uma relação direta entre este e o cometimento de ato infracional. O objetivo deste estudo foi verificar a efetividade da Entrevista Motivacional (EM) em adolescentes que cometeram ato infracional, usuários de drogas. Utilizou-se a Entrevista Motivacional no grupo experimental e no grupo controle a Psicoeducação. Participaram do estudo 48 adolescentes: 27 no grupo da EM e 21 no grupo da Psicoeducação. O grupo da EM diminuiu consumo de maconha e tabaco e o grupo da Psicoeducação diminuiu o consumo de maconha e álcool. Com relação aos estágios motivacionais, independente do grupo, observou-se redução na média da pré-contemplação. As técnicas apresentaram resultados positivos em relação à diminuição do consumo de drogas e da média de pré-contemplação, entretanto, não houve diferença significativa entre as duas.

Keywords : Entrevista motivacional; Psicoeducação; Adolescente infrator; Drogas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese