SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Motivational interview with adolescent drug users who have an infringementPatient's perception on the treatment in mental Health services: validating the Perception of Change Scale - patient version author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOLSONI-SILVA, Alessandra Turini; MARTURANO, Edna Maria  and  LOUREIRO, Sonia Regina. Estudos de confiabilidade e validade do questionário de respostas socialmente habilidosas versão para pais - QRSH-Pais. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 227-235. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200003.

Constata-se uma carência de instrumentos que avaliem habilidades sociais de crianças da educação infantil, de modo a predizer problemas comportamentais e instrumentar ações preventivas, justificando a proposição de instrumentos. Objetivou-se testar propriedades psicométricas de validade e confiabilidade do Questionário de Respostas Socialmente Habilidosas para pais (QRSH-Pais). Foram avaliados por suas mães 131 pré-escolares, diferenciados em subgrupos com e sem problema de comportamento com base na Escala Comportamental Infantil (ECI-Pais e ECI-Professor). Procedeu-se aos estudos de validade discriminativa e concorrente e a verificação da consistência interna pelo alfa de Cronbach. Os resultados apontaram para indicadores positivos de consistência interna e validade discriminativa. Considera-se que o questionário está aferido para avaliação de habilidades sociais em pré-escolares, podendo ser utilizado em pesquisas de avaliação e de intervenção clínica controlada.

Keywords : Validação de instrumento; Habilidades sociais; Desenvolvimento infantil; Problemas de comportamento; Prevenção.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese