SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Patient's perception on the treatment in mental Health services: validating the Perception of Change Scale - patient versionAdolescent's health: psychometric properties of health and illness profile (CHIP-AE) in chileans youths author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

KANASHIRO, Miriam Masako  and  YASSUDA, Mônica Sanches. Estudo da adaptação e aplicabilidade do questionário perfil de atividades de Adelaide em idosos de uma comunidade Nipo-Brasileira. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 245-253. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200005.

O envelhecimento ativo está associado ao bem-estar e qualidade de vida. Este estudo de corte transversal teve o propósito de adaptar e analisar a aplicabilidade do questionário Perfil de Atividades de Adelaide (PAA), no Brasil e caracterizar a frequência e perfil de atividades de idosos pertencentes à cultura Japonesa. O questionário PAA foi traduzido e adaptado para o português do Brasil. A amostra foi composta por dois grupos: 30 praticantes do jogo mahjong e 30 praticantes do esporte gateball, de ambos os sexos. Observou-se que as mulheres foram mais ativas nos domínios serviço doméstico, serviço para outros, e lazer intelectual, os homens, em atividades sociais. O PAA pode ser útil para analisar o perfil da prática de atividades entre idosos e orientar a indicação de intervenções gerontológicas.

Keywords : Idosos; Envelhecimento; Estilo de vida.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese