SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Infants' manual preference in reaching regarding spatial target locationRepresentations concerning motherhood in postpartum depression context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NOBRE, Alena  and  ROAZZI, Antonio. Realismo nominal no processo de alfabetização de crianças e adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 326-334. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200014.

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do realismo nominal nas atividades de leitura, escrita e matemática. Foram examinadas 39 crianças da primeira, segunda e quarta séries e 15 adultos da primeira etapa do primeiro ciclo da Educação de Jovens e Adultos. A amostra foi submetida a atividades de realismo nominal, matemática e leitura e escrita de palavras e pseudopalavras. Os dados indicaram que o realismo nominal está relacionado significativamente com as variáveis leitura, escrita e matemática. Tais resultados reafirmam a interferência do realismo nominal no desempenho em leitura e escrita, e sugerem a correlação do mesmo nas atividades matemáticas.

Keywords : Realismo nominal; Matemática; Leitura; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguesepdf in Portuguese