SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Infants' manual preference in reaching regarding spatial target locationRepresentations concerning motherhood in postpartum depression context author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

NOBRE, Alena  and  ROAZZI, Antonio. Realismo nominal no processo de alfabetização de crianças e adultos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 326-334. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200014.

Este estudo teve como objetivo avaliar a influência do realismo nominal nas atividades de leitura, escrita e matemática. Foram examinadas 39 crianças da primeira, segunda e quarta séries e 15 adultos da primeira etapa do primeiro ciclo da Educação de Jovens e Adultos. A amostra foi submetida a atividades de realismo nominal, matemática e leitura e escrita de palavras e pseudopalavras. Os dados indicaram que o realismo nominal está relacionado significativamente com as variáveis leitura, escrita e matemática. Tais resultados reafirmam a interferência do realismo nominal no desempenho em leitura e escrita, e sugerem a correlação do mesmo nas atividades matemáticas.

Keywords : Realismo nominal; Matemática; Leitura; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese