SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Nominal realism on children and adults literacy processSocio-emotional well-being and academic achievement: evidence from a multilevel approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SOUSA, Daniela Delias de; PRADO, Luiz Carlos  and  PICCININI, Cesar Augusto. Representações acerca da maternidade no contexto da depressão pós-parto. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 335-343. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200015.

O presente estudo investigou as representações acerca da maternidade no contexto da depressão pós-parto. Participaram do estudo duas mães encaminhadas para a realização de uma psicoterapia breve pais-bebê devido à presença de depressão no primeiro ano de vida de suas filhas. Entrevistas de avaliação realizadas antes da psicoterapia foram analisadas a partir dos quatro eixos interpretativos que constituem a constelação da maternidade, proposta por Stern (1997): vida-crescimento; relacionar-se primário; matriz de apoio; e reorganização da identidade. Nos relatos de ambas as mães apareceram representações acerca do sentimento de não ser capaz de cuidar do bebê logo após o nascimento, de ser pouco apoiada pelo companheiro, bem como uma reavaliação do relacionamento com suas próprias mães e com seus cônjuges. Verificou-se também que as representações de cada mãe apontaram para uma estreita associação entre seus conflitos pregressos e a interação atual com o marido e com o bebê.

Keywords : Representações maternas; Depressão pós-parto; Interação mãe-bebê.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese