SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Representations concerning motherhood in postpartum depression contextSteps and lists in investigating orthographic priming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Article

Indicators

Related links

  • On index processCited by Google
  • Have no similar articlesSimilars in SciELO
  • On index processSimilars in Google

Share


Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BERGER, Christian; ALCALAY, Lidia; TORRETTI, Alejandra  and  MILICIC, Neva. Bem-estar sócio-emocional e desempenho acadêmico: evidência desde uma abordagem multinível. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 344-351. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200016.

Apesar de que o bem-estar social e emocional tem sido proposto como uma meta principal da educação, sua associação com o desempenho acadêmico geralmente é negligenciado, especialmente considerando que as instituições educacionais são convidados a mostrar os resultados acadêmicos, e, portanto, o foco é no desenvolvimento cognitivo e da formação acadêmica. Este estudo adota uma perspectiva multinível para testar essa associação entre alunos chilenos do ensino fundamental, incluindo características individuais (bem-estar sócio-emocional, auto-estima e integração social) e sociais (clima social da aula e as características de rede social). Os resultados mostram que as variáveis sócio-emocionais, e em especial a percepção de professores da auto-estima de seus alunos, estão associados com desempenho acadêmico. Além disso, efeitos de interação das variáveis individuais e contextuais são apresentados. Implicações para a pesquisa e as intervenções são discutidos.

Keywords : Bem-estar sócio-emocional; Desempenho acadêmico; Multinivel.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English