SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Representations concerning motherhood in postpartum depression contextSteps and lists in investigating orthographic priming author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BERGER, Christian; ALCALAY, Lidia; TORRETTI, Alejandra  and  MILICIC, Neva. Bem-estar sócio-emocional e desempenho acadêmico: evidência desde uma abordagem multinível. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 344-351. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200016.

Apesar de que o bem-estar social e emocional tem sido proposto como uma meta principal da educação, sua associação com o desempenho acadêmico geralmente é negligenciado, especialmente considerando que as instituições educacionais são convidados a mostrar os resultados acadêmicos, e, portanto, o foco é no desenvolvimento cognitivo e da formação acadêmica. Este estudo adota uma perspectiva multinível para testar essa associação entre alunos chilenos do ensino fundamental, incluindo características individuais (bem-estar sócio-emocional, auto-estima e integração social) e sociais (clima social da aula e as características de rede social). Os resultados mostram que as variáveis sócio-emocionais, e em especial a percepção de professores da auto-estima de seus alunos, estão associados com desempenho acadêmico. Além disso, efeitos de interação das variáveis individuais e contextuais são apresentados. Implicações para a pesquisa e as intervenções são discutidos.

Keywords : Bem-estar sócio-emocional; Desempenho acadêmico; Multinivel.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English