SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Steps and lists in investigating orthographic primingProcessing speed, depressive symptoms and working memory: a comparison between aging individuals and multiple sclerosis patients índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Psicologia: Reflexão e Crítica

versión impresa ISSN 0102-7972

Resumen

SILVA, Wagner R. da et al. Medidas operantes de limiar auditivo em crianças com surdez pré-lingual, usuárias de implante coclear. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 355-366. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200018.

Limiares auditivos de crianças surdas pré-linguais usuárias de implante coclear foram avaliados com estimulação elétrica em um dos eletrodos mediais. A avaliação empregou um procedimento operante do tipo go/no go para ensinar uma discriminação simples, evidenciada por uma resposta motora, entre presença e ausência do estímulo auditivo. Estabelecida a linha de base, a manipulação na intensidade do estímulo foi implementada de acordo com o método psicofísico de escada modificado, começando por uma seqüência descendente. Os sete participantes do estudo mostraram perda da precisão no responder sob controle do estímulo quando a intensidade diminuía além de um certo valor e a precisão era recuperada quando a intensidade era novamente aumentada, o que permitiu a identificação de limiares individuais. Os resultados sugerem que o método psicofísico combinado com o procedimento operante pode ser uma alternativa viável para avaliar limiar auditivo de pessoas sem linguagem em situação clínica de regulagem do implante coclear.

Palabras llave : Implante Coclear; Discriminação Operante; Procedimento go [no go]; Limiar Auditivo; Surdez Pré-lingual; Crianças.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués