SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Processing speed, depressive symptoms and working memory: a comparison between aging individuals and multiple sclerosis patientsWriting as a dialogic-argumentative forum for the constitution of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BORTOLOTI, Renato  and  ROSE, Julio Cesar Coelho de. Avaliação do efeito de dica semântica e da indução de significado entre estímulos abstratos aquivalentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 381-393. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200020.

Relações semânticas entre estímulos equivalentes foram avaliadas utilizando "tentativas de decisão léxica" e diferencial semântico. Foram utilizadas as estruturas de treino conhecidas como "um-para-muitos" e "muitos-para-um" na geração de três classes de estímulos equivalentes envolvendo cinco conjuntos de estímulos: A, B, C, D e E. Para um grupo de participantes, denominado de Grupo Um para Muitos (GUM), as relações diretamente treinadas obedeciam à estrutura AB, BC, CD e CE; um outro grupo experimental, denominado de Grupo Muitos para Um (GMU), foi treinado na estrutura DC, EC, CB e BA. Para os dois grupos, os estímulos do conjunto B eram fotografias de faces expressando emoções e os estímulos dos conjuntos A, C, D e E eram figuras abstratas. A seguir, duas figuras (já vistas ou novas) eram apresentadas em seqüência, como "dica" e "alvo", em tentativas em que o participante respondia se reconhecia ou não a figura alvo. As respostas foram mais rápidas quando dica e alvo pertenciam à mesma classe, reproduzindo com estímulos abstratos equivalentes o efeito de dica semântica. Figuras abstratas foram então avaliadas por diferencial semântico. As avaliações do GUM foram similares às avaliações das faces por um grupo controle e as avaliações do GMU não foram. Os dados sugerem que a intensidade relativa da transferência de significados entre estímulos equivalentes pode depender da direção das relações que os participantes devem estabelecer.

Keywords : Equivalência de estímulos; Transferência de significado; Dica semântica; Diferencial semântico.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese