SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Evaluation of semantic priming effect and induction of meaning among abstract equivalent stimuliAlcohol, emotion and attention: revisiting the Alcohol Myopia Theory author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SANTA-CLARA, Angela Oliveira  and  LEITAO, Selma. Escrita como fórum dialógico-argumentativo de constituição do conhecimento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 394-402. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200021.

Em grande parte da literatura a escrita é vista como recurso de explicitação de idéias/conhecimento. Pouco, entretanto, se diz sobre seu papel na constituição destas. Contrapondo-se a essa tendência, propõe-se aqui que a escrita, entendida como processo de construção de sentido, possui importante potencial de constituição do conhecimento. Este potencial de construção depende essencialmente de negociações entre o autor e 'vozes' sociais com que dialoga ao escrever. A análise do processo de produção textual de universitários sugere que este se desenvolve no tempo, alternando momentos de estabilidade e variabilidade. Estes últimos se materializam no subprocesso de Revisão Local que, sugerimos, caracteriza-se por negociações dialógico-argumentativas. Propomos ser precisamente nessa argumentatividade inerente à escrita que reside seu potencial epistêmico (constitutivo do conhecimento).

Keywords : Argumentação; Constituição do conhecimento; Dialogicidade; Escrita.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese