SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Writing as a dialogic-argumentative forum for the constitution of knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MOCAIBER, Izabela et al. Álcool, emoção e atenção: resgatando a Teoria da Miopia Alcoólica. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.2, pp. 403-410. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000200022.

Dentre os efeitos associados ao consumo alcoólico, destaca-se a modulação sobre funções cognitivas, como atenção e memória, bem como sobre as emoções, comportamento de risco e agressividade. No presente estudo apresentamos uma revisão crítica da literatura propondo uma reinterpretação para os efeitos comportamentais do álcool com base na teoria da Miopia Alcoólica. Durante a intoxicação, existiria uma redução de recursos atencionais, os quais seriam direcionados para eventos mais relevantes. A repercussão, então, seria um aumento do foco atencional para situações emocionais, quando estas fossem suficientemente relevantes ou, em contrapartida, uma diminuição para tais situações na presença de uma tarefa-alvo demandante. A reinterpretação dos efeitos do álcool, com base na teoria da Miopia Alcoólica, fornece subsídios para a mudança de paradigma na intervenção clínica.

Keywords : Álcool; Atenção; Emoção; Miopia Alcoólica; Contexto.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English