Acessibilidade / Reportar erro

Abordagem profunda e abordagem superficial à aprendizagem: diferentes perspectivas do rendimento escolar

Deep and surface approach to learning: different perspectives about academic achievement

O presente estudo investiga a relação entre a abordagem superficial e a abordagem profunda à aprendizagem na explicação do rendimento escolar. Algumas questões são delineadas buscando verificar o papel de cada uma das abordagens na proficiência escolar em séries distintas. Foram analisados dados de 684 estudantes da sexta série do ensino fundamental à terceira série do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi delineado um modelo para comparação das séries escolares, através da modelagem por equação estrutural. O modelo desenhado apresentou bom grau de ajuste (c²=427,12; gl=182; CFI=0,95; RMSEA=0,04) para a amostra completa e para cada série escolar. Os resultados mostram que há uma participação distinta da abordagem superficial e da abordagem profunda no desempenho escolar nas diferentes séries. São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens.

Abordagem à Aprendizagem; Rendimento; Avaliação


Curso de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul Rua Ramiro Barcelos, 2600 - sala 110, 90035-003 Porto Alegre RS - Brazil, Tel.: +55 51 3308-5691 - Porto Alegre - RS - Brazil
E-mail: prc@springeropen.com