SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Body image and personality traits of women seeking aesthetic plastic surgeryLearning strategies at work: development and validation of a scale author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Cristiano Mauro Assis. Abordagem profunda e abordagem superficial à aprendizagem: diferentes perspectivas do rendimento escolar. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 438-447. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300004.

O presente estudo investiga a relação entre a abordagem superficial e a abordagem profunda à aprendizagem na explicação do rendimento escolar. Algumas questões são delineadas buscando verificar o papel de cada uma das abordagens na proficiência escolar em séries distintas. Foram analisados dados de 684 estudantes da sexta série do ensino fundamental à terceira série do ensino médio de uma escola particular de Belo Horizonte, Minas Gerais. Foi delineado um modelo para comparação das séries escolares, através da modelagem por equação estrutural. O modelo desenhado apresentou bom grau de ajuste (c²=427,12; gl=182; CFI=0,95; RMSEA=0,04) para a amostra completa e para cada série escolar. Os resultados mostram que há uma participação distinta da abordagem superficial e da abordagem profunda no desempenho escolar nas diferentes séries. São discutidas implicações dos resultados para a teoria das abordagens.

Keywords : Abordagem à Aprendizagem; Rendimento; Avaliação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese