SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Deep and surface approach to learning: different perspectives about academic achievementMotivation to respond without prejudice: evidences of a measure toward gays and lesbians author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BRANDAO, Hugo Pena  and  BORGES-ANDRADE, Jairo Eduardo. Desenvolvimento e validação de uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 448-457. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300005.

Este estudo objetivou desenvolver uma escala de estratégias de aprendizagem no trabalho e verificar a freqüência com que estas são utilizadas por gestores de um banco público. Os dados foram coletados por meio de levantamento documental, entrevistas e questionários. Estes foram respondidos por 881 gestores da empresa e os dados foram submetidos a análises descritiva e fatorial. Os resultados revelaram 26 práticas utilizadas para aprender no trabalho, agrupadas em cinco fatores: reflexão ativa; busca de ajuda interpessoal; busca de ajuda em material escrito; reprodução; e aplicação prática (a = 0,79 a 0,92). As estratégias de aprendizagem mais utilizadas pelos respondentes foram a busca de ajuda interpessoal e a reflexão. Ao final, são apontadas direções para realização de novas pesquisas.

Keywords : Estratégias de Aprendizagem no Trabalho; Escala de Medida; Análise Fatorial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese