SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Development and validation of a short-form version of the Brazilian state-trait anxiety inventoryPain, self-regulation and temperament in high risk preterm newborns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BOSSOLAN, Regina Pagotto; PEROSA, Gimol Benzaquen  and  PADOVANI, Carlos Roberto. A doação de sangue sob a ótica de escolares: concepções e valores. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 495-503. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300010.

Nesta pesquisa investigou-se o nível de informação, percepção, motivos e sentimentos de escolares sobre a doação de sangue. 145 escolares do pré, 2ª, 4ª séries com seis, oito e 10 anos de idade foram submetidos a provas piagetianas, responderam uma entrevista, se posicionaram frente a um dilema. Verificou-se pouca informação e informações errôneas sobre a doação. A escola foi a fonte de informação menos citada. A maioria dos entrevistados tanto na entrevista, como no dilema, justificou a doação de sangue como um ato solidário, permitindo supor que valores como generosidade podem ser adquiridos na fase pré-operatória. Discute-se o papel da escola nos programas de Educação em Saúde voltados a comportamentos que serão emitidos a longo prazo e que beneficiam a coletividade.

Keywords : Valores Morais; Doação de Sangue; Educação em Saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese