SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Pain, self-regulation and temperament in high risk preterm newbornsThe development of trust in therapeutic communities and its impact on treatment adherence author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TEIXEIRA, Ricardo João  and  PEREIRA, Maria da Graça. Impacto do câncer parental no desenvolvimento psicológico dos filhos: uma revisão da literatura. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 513-522. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300012.

O presente artigo engloba uma extensa revisão da literatura sobre a temática do câncer parental e as consequências pessoais e familiares desta vivência. Nesse sentido, são abordadas as principais consequências médicas e psicossociais do diagnóstico e tratamento do câncer e, usando o modelo sistémico, é descrita a influência (negativa e positiva) deste acontecimento no doente e noutros membros da família. É dado especial enfoque ao desenvolvimento psicológico dos filhos, incluindo os resultados dos estudos referentes ao stress traumático e crescimento pós-traumático, em particular no câncer da mama. São tecidas algumas implicações para a investigação nesta área, bem como sugestões para futuras investigações.

Keywords : Câncer Parental; Desenvolvimento Psicológico; Stress Traumático; Crescimento Pós-traumático.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese