SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Impact of parental cancer in offspring's psychological development: literature reviewSelf-concept organization: analysis of hierarchical structure in adolescents author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

MACHADO, Luís A.  and  VELOSO, Ana. O desenvolvimento da confiança nas comunidades terapêuticas e o seu impacto na adesão ao tratamento. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 523-532. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300013.

A confiança é reconhecida como um elemento essencial para o estabelecimento da relação terapêutica, com um importante impacto na adesão ao tratamento. No entanto, existem poucos estudos e modelos teóricos que permitam a sua conceptualização e mensuração neste contexto. A presente investigação tem como objectivo estudar o desenvolvimento da confiança nas Comunidades Terapêuticas e o seu impacto na adesão ao tratamento. Foi adoptada uma metodologia mista e participaram nesta investigação, 231 sujeitos distribuídos por nove Comunidades Terapêuticas. Os resultados mostram a existência de dois níveis de confiança (na relação dos residentes com os técnicos e com as instituições) e apresentam-na como um elemento fundamental para o desenvolvimento da relação terapêutica e para a adesão ao tratamento.

Keywords : Comunidades Terapêuticas; Adesão ao Tratamento; Confiança nos Técnicos; Confiança nas Instituições.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese