SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The development of trust in therapeutic communities and its impact on treatment adherenceThe contribution of pre-school to literacy: a study about children's textual knowledge author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

PEIXOTO, Francisco  and  ALMEIDA, Leandro S.. A organização do autoconceito: análise da estrutura hierárquica em adolescentes. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 533-541. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300014.

Este estudo tem como objectivo principal a análise da estrutura hierárquica do autoconceito em adolescentes e, adicionalmente, a comparação dessa estrutura em alunos com e sem repetência no seu passado escolar. Participaram no estudo 943 alunos portugueses do 7º, 9º e 11º ano de escolaridade, que responderam a uma escala de autoconceito e de auto-estima. Os resultados obtidos sustentam a ideia de uma organização hierárquica do autoconceito e um modelo que subdivide o autoconceito em quatro factores de ordem superior. Os resultados sugerem, ainda, uma associação entre a dimensão comportamento e diferentes dimensões de ordem superior, nomeadamente as duas dimensões do autoconceito académico e o autoconceito social. Os resultados divergem quando tomamos alunos com maior e menor sucesso escolar, justificando maior atenção na investigação e na intervenção a este aspecto.

Keywords : Autoconceito; Adolescentes; Estrutura Hierárquica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese