SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Self-concept organization: analysis of hierarchical structure in adolescentsItalian students' social representation on aging: an exploratory study of a representational system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

BARROS, Maria Tarciana de Almeida  and  SPINILLO, Alina Galvão. Contribuição da educação infantil para o letramento: um estudo a partir do conhecimento de crianças sobre textos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 542-550. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300015.

Considerando que mesmo indivíduos não alfabetizados fazem usos sociais da leitura e da escrita e que a escola tem papel importante nestes usos, o presente estudo investigou a contribuição da educação infantil para o letramento em crianças ainda não alfabetizadas. Em uma perspectiva psicológica, o letramento foi examinando a partir do conhecimento sobre textos e seus portadores. Crianças na faixa etária entre 7 e 8 anos com diferentes níveis de escolaridade (três anos, dois anos, um ano e sem educação infantil) foram solicitadas a identificar diferentes portadores de textos (Tarefa 1) e a discriminar textos de diferentes gêneros (Tarefa 2). Observou-se que as crianças tinham um conhecimento limitado sobre textos e seus portadores, e que os anos de educação infantil não propiciaram o desenvolvimento deste conhecimento.

Keywords : Letramento; Educação Infantil; Conhecimento sobre Textos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese