SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3The contribution of pre-school to literacy: a study about children's textual knowledgeCulture, cognition and language in the constitution of reading and writing practices in an adult literacy classroom author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

WACHELKE, João  and  CONTARELLO, Alberta. Representações sociais de estudantes italianos sobre o envelhecimento: um estudo exploratório de um sistema representacional. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 551-560. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300016.

Há pesquisas em diversos países sobre representações sociais sobre envelhecimento, mas pouco se sabe sobre suas relações com outras representações. O presente estudo visa caracterizar essas relações através da noção de sistema representacional. Um levantamento de dados exploratório foi conduzido com 151 universitários italianos que completaram tarefas de evocações sobre sete objetos sociais ligados ao envelhecimento e avaliaram as distâncias entre eles. As avaliações de distância passaram por análise de similitude, enquanto que análises prototípicas foram realizadas para envelhecimento e três objetos: morte, saúde e família. Os resultados indicam possíveis conexões de conteúdos entre elementos das representações e sugerem uma relação de conjunção entre envelhecimento e família. A noção de sistemas representacionais abre possibilidades para o refinamento de caracterizações representacionais.

Keywords : Envelhecimento; Representações Sociais; Abordagem Estrutural; Sistemas Representacionais.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English