SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Italian students' social representation on aging: an exploratory study of a representational systemPredictors of letter knowledge in children growing in poverty author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

GOMES, Maria de Fátima Cardoso; FONSECA, Maria da Conceição Ferreira Reis; DIAS, Maira Tomayno de Melo  and  VARGAS, Patricia Guimarães. Cultura, cognição e linguagem na constituição de práticas de leitura e escrita de adultos em processo de alfabetização. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 561-569. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300017.

Neste artigo analisamos uma interação discursiva entre uma pesquisadora e um estudante da Educação de Jovens e Adultos objetivando mostrar sentidos e usos da leitura e da escrita por ele mobilizados. Tomamos como base para nossa discussão os aportes teórico-metodológicos da Psicologia Histórico-Cultural e das teorizações de Paulo Freire, que conjugamos com a concepção de diálogo de Bakhtin. Tal procedimento nos possibilitou, por um lado, entrar na perspectiva do outro, e por outro, fazer relações entre cognição, linguagem e cultura para compreendermos as estratégias metacognitivas de alunos da EJA ao se apropriarem da cultura escolar. Pudemos também evidenciar a íntima relação entre fazer e saber e a importância da escola na transição do pensamento concreto para o abstrato e vice-versa.

Keywords : Educação de Jovens e Adultos; Leitura e Escrita; Linguagem; Cultura; Cognição.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English