SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Predictors of letter knowledge in children growing in povertyAphasias and brain areas: positive and negative aspects of the localization argument author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

TOMANARI, Gerson Yukio. Estímulo discriminativo de extinção produzido por respostas de observação em pombos. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 577-587. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300019.

Pombos privados de comida foram expostos a tentativas que podiam terminar com ou sem a apresentação de comida independentemente de qualquer resposta. Durante uma tentativa, bicadas podiam mudar a cor do disco de resposta de branco para verde (S+) ou vermelho (S-) a depender do acionamento (ou não) do comedouro. Em linha de base, bicadas produziam ambas as cores em intervalos médios variáveis de 15 s. Em duas condições experimentais distintas, tandem VI DRH foi empregado na produção, ora de S+, ora de S-. Resultados mostraram que o esquema tandem levou a uma diminuição geral na freqüência de estímulos discriminativos produzidos, marcadamente na de S+, mas não na de S-. Esses dados fornecem suporte para o modelo de reforçamento condicionado baseado na redução da incerteza.

Keywords : Resposta de Observação; Reforçamento Condicionado; Modelo da Redução do Atraso; Modelo da Redução da Incerteza; Pombos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese