SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue3Aphasias and brain areas: positive and negative aspects of the localization argumentReorganization of equivalence classes: analysis of reversed baseline relations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

SALLES, Jerusa Fumagalli de; MACHADO, Leticia Leuze  and  JANCZURA, Gerson Américo. Efeitos de priming semântico em tarefa de decisão lexical em crianças de 3ª série. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.3, pp. 597-608. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000300021.

No paradigma de priming semântico, mede-se a acurácia e velocidade de resposta ao estímulo-alvo, precedido por palavra semanticamente relacionada ou não relacionada (primes). Este trabalho apresenta um estudo pré-experimental de normas de associação semântica de palavras em 156 crianças e um estudo experimental, que avalia o efeito de priming semântico em 24 crianças em uma tarefa de decisão lexical. O experimento mostrou que as decisões lexicais para alvos reais foram significativamente mais lentas e menos precisas na condição prime não relacionado comparado à condição prime relacionado. Conclui-se que houve efeitos de priming semântico no reconhecimento visual de palavras em crianças, ou seja, o contexto semântico pré-ativou a representação da palavra alvo, facilitando a decisão lexical na condição de relação semântica.

Keywords : Priming Semântico; Acesso Lexical; Processamento Semântico; Crianças; Decisão Lexical.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese