SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Adaptation and validation of The Hope Index for Brazilian adolescentsAttentional performance and executive functions in children with learning difficulties author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

RIBEIRO, Rosangela Kátia Sanches Mazzorana; SEMER, Norma Lottenberg  and  YAZIGI, Latife. Normas do Rorschach Sistema Compreensivo para crianças Brasileiras de escolas públicas e escolares particulares. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 671-684. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400007.

O objetivo foi construir tabelas normativas do Rorschach Sistema Compreensivo para crianças brasileiras alunas de escolas particulares e públicas. A amostra foi selecionada por meio da Child Behavior Checklist e do teste de Raven. O Rorschach foi aplicado em crianças de 7 a 10 anos, de ambos os gêneros, de escolas públicas (N=110) e particulares (N=101), da cidade de Cuiabá, MT. Foram construídas tabelas normativas das 113 variáveis do Rorschach SC considerando origem escolar e faixa etária. A comparação dos resultados demonstrou resultados mais elevados nas variáveis R, Sum Y, Mistos e Índice de Intelectualização nas crianças de escola particulares e na variável Lambda nas crianças de escolas públicas.

Keywords : Rorschach Sistema Compreensivo; Tabelas Normativas, Crianças; Escolas Particulares; Escolas Públicas.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English