SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue4Rorschach Comprehensive System norms in Brazilian children from public and private schoolsBeliefs and care practices of mothers living in Brazilian capital cities and small towns author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Psicologia: Reflexão e Crítica

Print version ISSN 0102-7972

Abstract

LIMA, Ricardo Franco de; AZONI, Cíntia Alves Salgado  and  CIASCA, Sylvia Maria. Desempenho atencional e funções executivas em crianças com dificuldades de aprendizagem. Psicol. Reflex. Crit. [online]. 2011, vol.24, n.4, pp. 685-691. ISSN 0102-7972.  http://dx.doi.org/10.1590/S0102-79722011000400008.

Estudos têm descrito alterações na atenção visual e nas funções executivas em crianças com Dislexia do Desenvolvimento. O presente trabalho pretendeu comparar o desempenho de crianças com e sem dificuldades de aprendizagem em tarefas de atenção visual e funções executivas. Participaram 23 estudantes, com idade entre 9 e 14 anos e idade média de 10,8 anos, divididos em três grupos: com dificuldades escolares, com dislexia e controle sem dificuldades. Para a avaliação foram usados os Testes de Cancelamento, Trail Making Test, Stroop Color Word Test e Tower of London. Os resultados indicaram que as crianças com dislexia apresentaram piores desempenhos em diferentes medidas atencionais e das funções executivas, indicando que tais alterações podem ser características do quadro e acompanhar o déficit no componente fonológico da linguagem.

Keywords : Atenção Visual; Funções Executivas; Dislexia; Neuropsicologia.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English